HISTÓRIA:

      A Escola Jardim Imperial oferece todas as etapas da Educação Básica – Educação Infantil e Ensino Fundamental, assegurando ao aluno aprendizagem e desenvolvimento significativos, baseados nos princípios da sua filosofia, que é educar para a cidadania, numa visão democrática e inclusiva.

A educação formal entendida como uma prática social desenvolvida nos diversos segmentos da sociedade, pode levar o ser humano a refletir acerca das suas ações que contribuirão para a valorização e respeito de culturas plurais e cada vez mais mutáveis nesse vasto contexto em que a sociedade contemporânea se apresenta. Nesse sentido, o envolvimento com uma educação escolar capaz de gerar mudanças e, sobretudo, oferecer condições efetivas para a participação social, constitui um dos motivos da existência da Escola Jardim Imperial.

        Em 19 de fevereiro de 1991, uma história se inicia cheia de fé, amor, sonhos e desafios – a história da Escola Jardim Imperial. A proprietária Jany Geralda de Moraes Sampaio, que responde como gestora e mantenedora da escola, ao finalizar o seu Curso de Magistério, externalizou o desejo de fundar uma escola que atendesse às famílias moradoras do Bairro Jardim Imperial. Em homenagem ao bairro onde a proprietária residia, resolveu dar o mesmo nome para a sua escola. Assim, no ano da sua fundação, a Escola Jardim Imperial funcionou no primeiro piso da casa da respectiva gestora.

A casa foi adaptada para atender às demandas da sua clientela, que na época, era correspondente a vinte e sete alunos. Nos quatro primeiros anos, continuou funcionando na referida casa, e a clientela foi aumentando gradativamente.

         Diante do presente contexto, Jany Sampaio contava com o apoio pedagógico de duas profissionais, sua irmã Janety de Moraes, que exercia as funções de secretária e professora, e Maria Aparecida Campos que desempenhava as funções de porteira e apoio. Janety em 2011, após 20 anos, desligou-se da Escola e hoje é empresária em outro ramo. Maria hoje é graduada em pedagogia e em 2020, após 29 anos, desligou-se da Escola.

Em 1995, foi contratada a primeira coordenadora pedagógica da Escola, Risélia Silva Ferreira de Franca, que atualmente exerce o cargo de Coordenadora Geral da instituição.

Em 1995, a proprietária Jany Geralda de Moraes Sampaio, com o apoio incondicional do seu esposo José Arlir Oliveira Sampaio, adquiriram uma área de 5 (cinco) mil metros quadrados para construir a sede própria da Escola.

         No ano de 1997, a Escola foi transferida para a sua sede própria, localizada à Rua Ibirapuera, 727, no Bairro Jardim Imperial. O espaço era constituído por quatro salas de aula, banheiros femininos e masculinos, sala de informática, uma copa, uma sala na qual era dividida entre a direção, secretaria e coordenação pedagógica. Posteriormente, foram construídas mais quatro salas de aula no térreo, a piscina, vestuários masculinos e femininos, uma sala de departamento esportivo e a quadra esportiva sem cobertura, que só foi coberta em 2003.

Diante da necessidade de ampliar o espaço físico da Escola para atender à sua clientela que foi crescendo, a gestão escolar, em 1998, elaborou um projeto de ampliação, construindo o primeiro piso, inicialmente com quatro salas de aula, sendo que no ano seguinte a obra foi concluída com a construção de mais quatro salas de aula, um auditório, uma sala para a coordenação pedagógica e banheiros masculinos e femininos.

         Ainda sobre a estrutura física da Escola Jardim Imperial, em 2001 a gestora Jany fez aquisição de um imóvel vizinho à escola para continuar a ampliação do espaço físico. Nesse sentido, foram construídos, no térreo, o hall de entrada, uma sala de espera, uma sala de mídia, as salas para as coordenadoras de áreas, uma sala para atendimento da psicóloga e psicopedagoga, secretaria com mecanografia, biblioteca, banheiros masculino e feminino para funcionários, sala da vice direção e tesouraria.

No primeiro piso, foram construídas três salas de aula, banheiros masculinos e femininos, cantina e área gourmet. Ainda nesse período, foram construídos, no segundo piso, quatro salas de aula, uma sala de coordenação de área e uma sala de atendimento multidisciplinar.

         A Escola dispõe da mesma estrutura física ampla e confortável de 2011, para atender a sua clientela. Entretanto, foram construídos um banheiro masculino e um feminino adaptados para atender ao público portador de necessidades especiais, como também rampas de acesso nas duas portarias de entrada da escola. Cabe ressaltar que hoje a portaria principal da escola está localizada à Rua Ibirapuera, 727, Bairro Renato Gonçalves.

Em 2013, a psicóloga Jéssica de Moraes Sampaio, filha da gestora Jany, assumiu a função de Vice-diretora, contribuindo com a gestão administrativa e democrática da sua mãe, sempre buscando agregar à Escola, inovações que venham contribuir com a formação acadêmica dos alunos.

      Em 2020, a Escola implantou o Tempo Integral, atendendo as demandas do mundo contemporâneo.

Atualmente conta com mais de 60 colaboradores que exercem um papel fundamental nas atividades pedagógicas, administrativas e financeiras, desenvolvidas pela Escola, para garantir o a aprendizagem e sucesso dos alunos.

Quem participou e participa dessa história fez e faz a diferença!